António Lucui Vivaldi

António Lucio Vivaldi nasceu na cidade de Veneza (Itália) em 4 de Março de 1678. Filho de um barbeiro que também era violinista, Vivaldi foi incentivado desde cedo na área musical. 

Ainda criança, foi estudar música na Capela de São Marcos . Tornou-se padre em 1703, porém não apresentou condições de saúde (problemas respiratórios) para realizar as missas. Logo, passou a dedicar-se à produção musical. Atuou também como professor de violino num orfanato chamado "Ospedalle della Pietà", na cidade de Veneza. Em 1705 teve inicio sua carreira musical com a publicação da sua primeira coleção: "Doze Sonatas para Dois Violinos e Baixo contínuo". Foi a primeira de muitas outras obras musicais. Em 1723, Vivaldi publicou Opus 3 que contém sua obra musical mais famosa “As Quatro Estações”.

Durante sua carreira, publicou concertos, sonatas, óperas, obras vacais sacras, cantatas, motetos, árias e serenatas.

Assim como muitos músicos e artistas da época, Vivaldi enfrentou dificuldades financeiras no final da vida. Com o advento do Classicismo, suas obras foram largadas ao esquecimento, sendo resgatadas no começo do século XX.

Vivaldi faleceu em 28 de Julho de 1741, aos 63 anos de idade.

Atualmente Vivaldi está num túmulo, com uma placa de homenagem  na universidade tecnológica de Viena.

 

                Obras:

                Doze Sonatas para Dois Violinos e Baixo contínuo

                "Estro armonico" (coleção com doze concertos)

                “Orlando Furioso” (ópera)

                “Griselda’’ (ópera)

                “Teuzzone” (ópera)

                "La Stravaganza” (concerto)

                "La Senna Festeggiante" (serenata)

                "La Cetra" (opus 9)

 

               

  • Estro Armónico

É uma coleção de doze concertos para 1, 2 e 4 violinos que foram escritas por Antonio Vivaldi em 1711. Este trabalho aumentou tremendamente a reputação de Vivaldi, que passou a ser reconhecido como "Il Prete Rosso" (O Padre Vermelho). Os concertos da coleção foram normalmente apresentados juntos em uma ordem cronológica. E são frequentemente chamados de "concerti grossi" (concertos grossos) devido ao uso de um conjunto concertino-style (o solo de violoncelo é frequentemente utilizado).

  • Orlando Furioso

É uma ópera em três atos do compositor veneziano Antonio Vivaldi. A estreia aconteceu no Teatro Sant'Angelo de Veneza em novembro de 1727. Vivaldi já tinha utilizado outro libreto (texto de ópera) de Braccioli baseado, no entanto, no poema Orlando enamorado de Matteo Maria Boiardo, na sua ópera Orlando Finto Pazzo, apresentada pela primeira vez no mesmo teatro em novembro de 1714.

  • Griselda

É uma ópera em três atos do compositor veneziano Antonio Vivaldi (1678-1741). Baseada numa história do Decameron de Boccaccio, tem libreto de Carlo Goldoni, adaptado de um libreto precedente, de Apostolo Zeno, e apresentado pela primeira vez por Antonio Maria Bononcini. Esta primeira versão havia sido encenada em Milão, no Regio Ducal Teatro, a 26 de dezembro de 1718. Alessandro Scarlatti também apresentou o libreto de Zeno em 1721 e sua Griselda é a última ópera do compositor que chegou até nós em versão completa.

  • Teuzzone

Teuzzone é uma ópera de libreto italiano em três atos do compositor italiano barroco Antonio Vivaldi, com libreto de Antonio Pazzoni Mantova. Teve a primeira execução pública no Teatro Arquiducal de Mântua, na Itália em 1719. A ação é ambientada na China imperial, numa época imprecisa.

  • La Stravaganza

La stravanganza, é um conjunto de concertos escritos por Antonio Vivaldi , em 1712-1713. O conjunto foi publicado pela primeira vez em 1716 e foi dedicada a veneziana nobre Signor Vettor Delfino. Todos os concertos estão marcados para o solo de violino , cordas e baixo contínuo , no entanto, alguns movimentos requerem solistas extras (como um segundo violino e / ou violoncelo a solo). O que é talvez o mais extraordinário sobre La Stravaganza é inventividade notável de Vivaldi dentro de um quadro definido de forças instrumentais e harmônicas.

  • La Senna Festeggiante

La Senna Festeggiante é uma serenata a três do compositor Antonio Vivaldi libreto de Domenico Lalli. Escrito por três vozes, orquestra e baixo contínuo, foi encenado pela primeira vez, provavelmente, em 1726 , em Veneza e foi dedicado ao rei da França, Luís XV . Na verdade, naquela época a relação entre o musical Veneza e França foram muito bem juntos, tanto assim que o próprio Vivaldi dedicado ao rei francês suas outras composições.

  • La Cetra

La Cetra , é um conjunto de doze concertos para violino de Antonio Vivaldi , publicado em 1727 . Todos eles são para violino solo, cordas e baixo contínuo. O conjunto foi nomeado após o Cetra , um instrumento lira-like, e foi dedicado ao imperador Carlos VI .

As Quatro Estações

Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdão em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione. Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, estes quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.

As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca.

Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, "La primavera" (Primavera)

  1. Allegro
  2. Largo
  3. Allegro Pastorale

Concerto No. 2 em Sol menor, op. 8, RV 315, "L'estate" (Verão)

  1. Allegro non molto
  2. Adagio e piano - Presto e Forte
  3. Presto

Concerto No. 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293, "L'autunno" (Outono)

1. Allegro

2. Adagio molto

3. Allegro

·         Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297, "L'inverno" (Inverno)

1. Allegro non molto

2. Largo

3. Allegro

Concertos

-Opus 1 e 2: sonatas a 3 e sonatas para violino e baixo contínuo. (1709)

-Opus 3: ‘’L’estro armonico’’, 12 concertos com variações para quatro violinos e um conjunto de cordas (1711)

-Opus 4: ’’La Stravaganza’’, 12 concertos para violino e conjunto de cordas. (1714)

-Opus 5: quatro sonatas para violino e duas sonatas para violino e baixos. (1716)

-Opus 6: seis concertos para violino. (1716)

-Opus 7: doze concertos, dois dos quais para oboé. (1716)

-Opus 8: II cimento dell’armonia e dell’inventione, 12 concertos para violino, sendo que os quatro primeiros são de ‘’ As Quatro Estações’’ ( ‘’ Le Quattro Stagioni’’) (1724)

-Opus 9: ‘’La Cetra’’, doze concertos, um dos quais para dois violinos e conjunto de cordas. (1728)

-Opus 10: seis concertos, entre ‘’II Gardinello’’, para flauta e conjunto de cordas. (1728)

- Opus 11: cinco concertos para violino e um para oboé. (1729)

-Opus 12: cinco concertos para violino e um sem solo. (1729)

-Opus 13: ‘’II pastor  fido’’, seis sonatas para flauta. (1737) 

 

Pesquisa realizada por: João Santos

 

Edição realizada por: Bárbara Almeida