GIUSEPPE VERDI

Nome: Giuseppe Fortunino Francesco Verdi
Nascimento: nasceu a 10 outubro de 1813 em Roncole - Itália
Morte: morreu aos 87 anos, a 27 de janeiro de 1901 em Milão.
Giuseppe Verdi dedicou a vida à música, desde criança, quando vivia na pequena localidade de Roncole, até aos 20 anos, depois mudou-se para Milão, onde proseguiu os estudos musicais.
Tornou-se num dos compositores de óperas do período romântico italiano, mais influentes do século XIX.
Principais obras :
A sua primeira obra foi:
- Oberto, conde de San Bonifácio ( ópera), - Estreia em Milão) Teatro alla Scala, 17 Novembro 1839em 1839.
No início as suas obras eram patriotas:
- A Batalha de Legnano - foi um confronto militar travado em 29 de maio de 1176, entre as forças do Sacro Império Romano-Germânico e da Liga Lombarda, durante uma das campanhas do imperador Frederick Barbarossa na Itália, a fim de firmar seu poder na região.
- Os Lombardos na Primeira Cruzada (I Lombardi nella Prima Crociata) em 1843 - é uma ópera, drama Lirico em quatro actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Temistocle Solera, baseado num poema épico de Tommaso Grossi. A estreia foi no Teatro alla Scala de Milão em 11 de fevereiro de 1843.
- Nabucodonosor( Nabucco) - é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera, escrita em 1842.A ação da ópera conta a história do rei Nabucodonosor da Babilônia. Foi escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália e, por meio da várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. O Coro dos Escravos Hebreus, no terceiro ato da ópera, tornou-se uma música-símbolo do nacionalismo italiano da época. Foi estreada, a 9 de março de 1842, no Teatro alla Scala de Milão.

- Joana d'Arc ( Giovanna d'Arc) em 1845.- é uma ópera, drama lírico com um prólogo e três actos. A ópera reflecte a história de Joana d'Arc e é baseada na Die Jungfrau von Orleans de Friedrich von Schiller. Teve a sua primeira atuação no Teatro alla Scala, Milão, em 15 de fevereiro de 1845.
Em 1848, abandonou o gênero patriótico em suas óperas e escreveu:
- Rigoletto em 1851 – é uma ópera em três atos. Estreou no teatro La Fenice deVen eza em 11 de março de 1851. Ópera inspirada na peça de teatro “Le roi s'amuse” de Victor Hugo. A ópera no entanto desvia ligeiramente da peça, devido à censura imposta tendo de ser alterado o conteúdo político.
- Il Trovatore em 1853 - é uma ópera em quatro atos. Estreou no Teatro Apollo, em Rom a, aos 19 de janeiro de1853. Compõe juntamente com Rigoletto e La traviata a chamada "trilogia verdiana", formada pelas óperas mais populares de Verdi escritas uma seguida da outra. Foi baseada no romance El Trobador, de Antonio García Gutierrez.
- La Traviata em 1853 - (em português significa figurativamente, "A mulher caída") é uma ópera em quatro cenas de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza.
- Um Ballo in Maschera - Um baile de máscaras, é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, com texto de Antonio Somma. É uma das óperas mais conhecidas em todo o mundo. Sua primeira produção foi no Teatro Apollo, Roma, em 17 de fevereiro de 1859.A ópera baseia-se no assassinato do Rei Gustavo III da Suécia, mas não é historicamente exata. Durante a composição, Verdi foi convidado a fazer muitas mudanças na ópera, devido ao tema politicamente sensível.Apesar de sua dramática conclusão, Un ballo in maschera tem muitos momentos de brilhantismo e ironia associada a comédia - uma mistura, que levou os críticos a rotulá-la "Shakespeariano".Em 1859, foi eleito deputado e casa-se com a soprano e companheira Giuseppina Streboni.
Foi influenciado por temas shakespearianos compôs as óperas:
- Otello, baseado na peça Othello, the Moor of Venice ("Otelo, o mouro de Veneza"), do dramaturgo inglês William Shakespeare. Foi a penúltima ópera de Verdi, e é considerada por muitos a sua maior tragédia. A sua estreia foi no Teatro alla Scala, de Milão, em 5 de fevereirode 1887. A obra tem como cenário a ilha de Chipre nos finais dos século XV.
- Falstaff em 1893 - Assim, como em Otello, Falstaff apresenta um libreto que, além de se basear no texto de Shakespeare, respeita e dialoga com as características desse grande dramaturgo.
Em 1871 levado pela inauguração do Canal de Suez, escreve "Aída", atingindo o auge de sua carreira.
Em 1879, após 20 anos de convívio, perde sua esposa e em 27 de janeiro de 1901, em Milão, cercado de respeito de toda a Itália morre Giuseppe Veciata, 1843
Pesquisa realizada por: José Salvado
Página realizada por: Amélia Nunes